Reuniões do Grupo de Oração Nova Jerusalém, todos os Sábados, às 19h.

12 de abril de 2012

A oração do coração



Todos possuem a capacidade de orar. Trata-se de uma infelicidade que quase o mundo todo tenha concebido a ideia de não terem sido chamados à oração. Todos somos chamados à oração, do mesmo modo como somos todos chamados à salvação.

A oração nada mais é do que a utilização do coração de Deus e um exercício interno de amor. São Paulo nos convidou a “orar sem cessar” (Ts 5,17) e o Senhor ordena a vigiar e orar (Mc 13,33,37). Portanto, todos podem e todos devem praticar a oração. Garanto que a meditação é obtida por poucos, pois poucos são capazes de alcançá-la; portanto queridos irmãos, que têm sede de salvação, a oração meditativa não é a oração que Deus pede de vocês, nem a que nós recomendamos.


Permita toda oração: é preciso viver pela oração, assim como é preciso viver pelo amor: “Aconselho-te a comprar de mim ouro purificado no fogo para que enriqueças” (Ap. 3,18). Isso é muito fácil de obter, mais fácil do que se possa imaginar.

Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (Jo 7,37); “Porque meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a fonte de água viva, para cavar para si cisternas, cisternas furadas, que não podem conter água”. (Jo. 2,13). Venham vós, almas famintas, que não encontram nada que vos satisfaçam; Venham e serão saciadas. Venham os aflitos, ponham abaixo a carga de fraquezas e dores e serão consolados! Venham os doentes ao seu terapeuta e não tenham medo de se aproximarem, pois vós estais repletos de doenças; mostre-as e elas serão curadas!

Filhos, aproximem-se do Pai; Ele irá envolvê-los nos braços do amor! Venham os pobres, os extraviados, as ovelhas perdidas, retornem ao seu Pastor! Venham pecadores, ao seu Salvador! Venham os fracos, ignorantes e analfabetos, os que se julgam os mais incapazes de orar! Vós sois especialmente chamados e encaixados aqui. Que venham todos, sem exceção, pois Jesus Cristo chamou a TODOS.

Mas que não venham aqueles sem coração; esses estão dispensados, pois é preciso haver um coração antes de haver amor. Mas, e aqueles sem coração? Venham, então, entreguem esse coração a Deus, e aprendam aqui como fazer esta doação.

Todos os desejosos de oração podem orar com facilidade, capacitados por aquelas graças e dons pertencentes ao Espírito Santo, comuns a todos os homens.

A ORAÇÃO é a chave da perfeição, o bem soberano; é o meio de nos libertar de todo vício e de obter todas as virtudes, pois o melhor meio de se tornar perfeito, é caminhar na presença de Deus. Ele próprio disse: “Anda na minha presença, e sê perfeito” (Gn 17,1). É somente pela oração que somos trazidos a esta presença e nela nos mantemos sem interrupção.



Autora: Jeanne Marie Bouvier de la Motte Guyon
Livro: Um Método Muito Curto e Fácil de Orar

Nenhum comentário:

Postar um comentário