Reuniões do Grupo de Oração Nova Jerusalém, todos os Sábados, às 19h.

1 de outubro de 2011

Nova Jerusalém, 17 anos de história

Eu sou Andréia Cardoso Silva, segundo meu RG, 34 anos de idade, e por mais que me doa na carne, confesso: sou totalmente dependente de Deus; já tentei, mas não consigo viver sem Ele! Neste meu depoimento, como Catequista que sou, constato na presença de Deus, o quão importante é evangelizar as nossas crianças e prepará-las desde cedo para serem os novos lideres dentro da Igreja. Cresci nesta Igreja e aprendi no colo de mamãe que ser comunidade é participar com a vida, por isso, não posso falar do Nova Jerusalém sem citar a presença constante de Santa Rita no meio de nós!

As primeiras atividades religiosas do que seria a futura Comunidade, começaram em 1981, na antiga creche do bairro, Tercília Astori Gobbi, que ficava outrora, na Rua da Marinha, ao lado da casa de Alécia Simões, próximo ao “Buraco Quente”. Alguns anos depois, as reuniões passaram a ser na Escola Zuleima Fortes Faria, onde haviam grupos, catequese, Missas, quermesse e chás beneficentes. Um pouco antes de 1987, Manuel Guimarães doou um terreno e a Comunidade comprou mais dois para construção da nossa Igreja. Ergueu-se primeiro, o saudoso “Bambu Santo” e, em poucos anos, a pedra fundamental da Atual Igreja Santa Rita de Cássia foi lançada. O primeiro Grupo de jovens da comunidade, o JOSEC: Jovens Servindo a Cristo, contribuíram servindo valentemente a Deus, ajudando na construção da nossa Igreja.

Início de 1994, quatro jovens ousados começaram a escutar a Deus para iniciar o segundo grupo de Jovens na Santa Rita: Alessandro T. da Silva, Silvano de Souza, Chrystian M. da Vitória e Gustavo Adolpho, todos muito miúdos e magrinhos, reuniam-se na casa da Tia Beth, mãe do Gustavo, lugar onde foi-lhes dada a Palavra de Apocalipse 21,2. Em 22 de Abril de 1994, data oficial da inauguração do Nova Jerusalém, os primeiros jovens, muitos como eu, vindos do Grupo de Adolescentes ABC, se uniram aos pequenos dinossauros. Era tanta alegria e disposição que não havia espaço na comunidade para acolher a juventude. Com apenas um violão capenga tocado pelo Antônio Marcos (irmão do Chrystian), eles incomodavam muita gente, muita gente mesmo!

As primeiras reuniões na Igreja começaram na salinha externa, onde atualmente é a Pastoral da Criança. Quase 30 jovens amontoados dentro daquele ambiente sem ventilação, mas com uma felicidade que ninguém entendia, nem os nossos pais! Em 30 de novembro de 1996, aconteceu o primeiro encontro de Jovens, pelo então Grupo de Jovens Nova Jerusalém. Eu estava lá! Aquele encontro foi o meu resgate definitivo com o Senhor Jesus Cristo e, daquele dia em diante, minha psiquiatra avisou aos meus pais: A dependência por Deus já é grande demais!

No decorrer da nossa história, muitas pessoas foram instrumentos de Deus no meio de nós! Com alegria homenageamos Marlene Boni, mulher de Deus! Quando o nosso grupo começou a falir entre os anos de 1999 a 2000, ela em Deus nos exortou, II Timóteo 4,2 e não permitiu que o Nova Jerusalém “fechasse as portas”!

Orgulho-me em ser a única jovem (além dos fundadores Alessandro, Silvano e Chrystian), que frequenta o Nova Jerusalém desde a sua fundação! Sim, são 17 anos de história! “Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo.” Apocalipse 21,2. Neste mês de outubro, o Nova Jerusalém celebra 07 anos como Grupo de Oração, porque seus novos membros em 17 de outubro de 2004 se tornaram dependentes desse mesmo Deus que nos contagiou desde 1994 e que se move em nós até os dias de hoje, nos impulsionando a levar a Boa Nova não só à juventude, mas às famílias por um todo! “Deus é luz, nele não há trevas. Nele vivemos, nos movemos e existimos.” (1Jo 1,5;At 17,28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário