Reuniões do Grupo de Oração Nova Jerusalém, todos os Sábados, às 19h.

4 de outubro de 2011

Cantar “A missa” e não “na missa”

O canto está a serviço do louvor de Deus e de nossa santificação. Não é apenas para embelezar a missa, mas ajudar toda a assembleia a rezar. E cada canto deve estar em plena sintonia com o movimento litúrgico que se celebra, a fim de que não se cante “na missa”, mas se cante “a missa”.

O que cantar em uma celebração?

O que é importante é cantar a liturgia, priorizando aclamações e repostas da assembleia, os textos próprios da Missa...

Critérios do canto litúrgico:

- Sejam de inspiração bíblica;

- Tenham referência ao mistério pascal;

- Leve em conta a realidade do povo.

Cantos Litúrgicos X Cantos de Animação:

- Cantos de Animação: São cantos com mensagens religiosas e ritmos de animação, que são cantos em encontros, grupos de oração, peregrinações.

- Cantos Litúrgicos: Cantos adequados aos ritos da liturgia.

Os momentos da celebração Eucarística:

- Entrada: Abrir a celebração, promover a reunião da assembleia e introduzir a mente e o coração no ministério a ser celebrado. É um canto de movimento e não de repouso, com a função litúrgica de reunir o povo e unificar a assembleia, bem como acolher o celebrante e equipe.

Ato Penitencial: É um canto de repouso e não de movimento, sendo uma aclamação a Cristo, com forte caráter de inovação penitencial.

Glória: É um hino em estilo livre, em honra da Santíssima Trindade, louvando o Pai, suplicando ao Filho com o Espírito Santo. É reservado ao domingos (exceção ao tempo do advento e da quaresma) e às festas e solenidades.

Salmo Responsorial: Este é o único que é essencialmente um Salmo ou canto bíblico. Tem a função de ser um eco da palavra de Deus, uma resposta, uma verdadeira meditação.

Aclamação: Por serem assentimentos energéticos, à palavra e ação de Deus, a participação deve ser solene por toda a assembleia. Durante a quaresma, o refrão aleluia, é substituído por um outro texto aclamativo.

O Creio: Se for cantado, que seja numa simples cantilena e não numa extensa estrutura musical. Deve manter o conteúdo do símbolo apostólico tradicional.

Preparação das Oferendas: Sua função é acompanhar a procissão dos dons, dar maior significado à coleta e acompanhar o rito de preparação das Oferendas.

Santo: Inicia o centro e o cume de toda a celebração eucarística, que é a narrativa da instituição. Seu sentido é que toda a congregação dos fieis se uma a Cristo na proclamação das maravilhas de Deus.

Pai-Nosso: Uma preparação para a comunhão com o /senhor. Deve ser rezado (cantado) com dicção calma e compassada, de pausas e de canto leve, quando cantado, deve manter os termos da oração ensinada pelo próprio Jesus Cristo aos discípulos.

Canto de Comunhão: Acompanhar e solenizar a participação dos fiéis à Eucaristia e a caridade fraterna e comunhão no mistério pascal de Jesus Cristo.

Ação de graças: São três possibilidades para realizar o agradecimento. Seja um momento de silêncio ou um canto instrumental ou um canto de louvor a Trindade.

Canto de despedida: Canto de “desfazimento” da Assembleia, com estimula para a semana.

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