Reuniões do Grupo de Oração Nova Jerusalém, todos os Sábados, às 19h.

12 de setembro de 2013

O Grupo de Oração Nova Jerusalém no segundo semestre de 2012...





Irmãos, desde que assumi a coordenação do Grupo de Oração Nova Jerusalém em 1º de Julho de 2012, eu me abstive de muitas coisas para me dedicar de coração a este grupo: parei o podcast CEFAScast, as postagens nos outros blogs de formação e todo o trabalho missionário que eu mantinha na internet, etc, para que eu pudesse dar o meu máximo para crescimento deste grupo e evangelização em nosso bairro. Tinha muitos sonhos, idéias criativas e muita vontade de motivar o pessoal e dar maior abertura à criatividade e liberdade para os servos fazerem mais pela igreja e pelas pessoas.

Primeiro nos dedicamos ao seminário de vida no Espírito Santo que estava ocorrendo naquele momento e que estava enfrentando muitas dificuldades pois não havia tido muita divulgação e ainda havia vários outros problemas internos. Começamos com alguns discernimentos, mas para minha surpresa encontrei a negativa de muitas pessoas... E os servos que estavam trabalhando e os coordenadores? Encontrei um grupo desanimado de vir ao grupo de oração! Alguns tinham perdido o sentido do servir, do testemunhar, da vida cristã! Uma verdadeira depressão espiritual! Até hoje alguns não se recuperaram disso ainda...

No dia 16 do mesmo mês começamos a celebração da palavra com comunhão e adoração eucarística todos os dias às 05:00 da manhã, mas a adesão foi fraquíssima mas mesmo assim perseveramos até dezembro de 2012...

Em agosto demos grande incentivo à quaresma de São Miguel Arcanjo para que pudéssemos ter um momento de retomada espiritual... mas infelizmente, a adesão e fidelidade foi fraquíssima também.

Promovemos mensalmente momentos de descontração e comunhão com churrascos na casa do Heron, Ana, idas à praia, marcamos alguns jogos, filmes, e muitas outras coisas que não me lembro mais. Foi muito bom! Todos gostaram muito destes momentos de descontração, mas vida de oração e presença no grupo de oração continuava escassa e alguns até queriam "beber" da graça e dos divertimentos, mas não queriam compromissos.

Enfrentei uma outra questão: alguns me criticaram por ser exigente demais enquanto outros me criticaram por não pegar pesado com o pessoal.... rs... é ... coisas de gestão de pessoas.... mas acredito que não estou lhe dando com crianças e que não preciso adotar gestão coronelista... Meu modelo é Jesus. E ele me ensinou a nunca obrigar, mas convidar... Assim ele fez: "Quem quiser me seguir....tome sua cruz....".

No final de setembro promovemos um retiro de servos voltado à formação espiritual no sábado e domingo. Um retiro muito bem pensado e profundo... mas que pena! Poucos foram... E desses poucos a maioria só participou em um dia... Mas todos que foram testemunharam como foi importante aquela formação para crescimento deles. Trabalhamos os 5 pilares principais na vida do cristão católico e as 5 pedrinhas ou o projeto "Amigos de Deus" = práticas espirituais.

Até o momento estou falando um pouco de números, mas ao falar em qualidade, os servos que estão perseverando neste momento de tempestade tem demostrado um certo heroísmo, pois não posso reclamar da qualidade do nosso grupo de oração, pois cada vez temos tido em nossas reuniões de grupo de oração grandes ações de nosso Deus! Deus tem nos surpreendido em cada reunião! Cada reunião tem tido profundidade e profetismo. Nada é perfeito, claro! Mas temos experimentado um grupo de oração cada vez mais profundo. Sei que isso não compete só a Deus, tem a parcela dos servos, claro! E aqui quero deixar meu reconhecimento a muitos servos que tem feito muito pela Igreja, pelo Grupo, pelas pessoas. Não podemos desistir! A luta continua! Eu reconheço que cada um tem feito o que pode, mas sei que todos podem dar algo mais...

Eu sempre busco reconhecer as ações de cada um, mas desatento que sou, posso ter deixado alguém sem reconhecer sua importância. Mas peço a vocês: Não busquem o meu reconhecimento. Busquem o reconhecimento daquele que está atento a cada passo nosso, é o nosso Amado, Amigo, Mestre, Senhor Jesus! Devo serví-lo, buscar ações que possam agradá-lo, antes de tudo! Servo não é aquele que faz a sua vontade, mas a vontade do seu Senhor!

Esta postagem não é um desabafo nem uma reclamação, mas um registro histórico do que vivemos, pois devemos ter consciência clara dos pontos positivos e negativos sem medo. Só podemos ser curados de uma doença se a diagnosticarmos corretamente. Ver a verdade, cura! E um historiador disse que um povo que não aprende com seu passado tende a repetir os mesmo erros no futuro. Então deixo aqui um pouco (muito pouco) do que houve no final de 2012. E se alguém quiser contribuir com mais informações, por favor: deixe seu comentário que será muito importante para nós!

Estarei elaborando uma postagem sobre a realidade em 2013 futuramente...

Oremos, irmãos! Pois creio que temos um Deus que faz coisas extraordinárias quando nos abrimos a Ele!

Um grande abraço! Deus os abençoe!

Alessandro Silva
Coordenador do Grupo de Oração Nova Jerusalém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário