Conversaremos hoje, em especial, sobre o dom das línguas. Temos recebido muitos pedidos para falarmos sobre este dom tão comum, mas tão incompreendido, passando, por vezes, a ser uma coisa estranha a nós.
O Catecismo Jovem, YOUCAT, nos fala como nota explicativa dos Carismas do Espírito Santo
"São os dons gratuitos do Espírito Santo, tal como são descritos, por exemplo em 1Cor 12, 8-10: a sabedoria, o conhecimento, a força, a fé, o dom da cura, o poder de exercer milagres, a profecia, o dom das línguas e o dom de interpretar, etc.; aqui estão incluídos os "sete dons" do Espírito Santo. São, portanto, dons especiais para a direção, a administração, o amor ao próximo e ao anúncio da fé." [117]
Todo o dom precisa, de algum modo, nos conduzir a Deus, para que a partir da experiência com Ele, possamos utilizar os dons que recebemos gratuitamente, a favor do Reino de Deus e de sua vontade.
O Dom das línguas ou glossologia é expressado, no que conhecemos, em uma oração, que chamamos Oração em Línguas. Tal língua desconhecida, nunca estudada e nunca ouvida. Quem
profere, emprega sons dos quais não compreende o sentido, sente-se envolvido por um misterioso sentimento de alegria e paz.
A oração em línguas integra sempre a oração comunitária, onde brota com naturalidade e se traduz numa força poderosa. Faz também parte da oração pessoal, quando as palavras nos faltam, a fraqueza nos invade e se apodera de nós uma sensação de desânimo, impedindo a nossa concentração. Rezar em línguas abre o caminho para uma oração mais profunda, para um contato mais imediato com Deus.
A voz humana expressa o que é concebido interiormente e não pode ser explicado por palavras. "A voz da alma extravasa felicidade expressando o que sente sem refletir em nenhuma significação especial. Para manifestar esta alegria o homem não usa palavras que podem ser pronunciadas ou entendidas, mas simplesmente deixa que a sua alegria irrompa sem palavras".
A oração em línguas é apropriada em qualquer circunstância, porque sabemos que é o Espírito que inspira as intenções e as palavras. Como oração de louvor é o meio mais fácil para glorificar a Jesus e ao Pai. Como oração de súplica e intercessão e combate às tentações, é forte e poderosa porque as palavras chegam a Deus mediante o poder do Espírito.

Nenhum comentário:
Postar um comentário