Com uma empolgação que contagiou a todos, Frantieska Rangel veio da Arquidiocese de Vitória, no estado do Espírito Santo, para conduzir sua primeira pregação em um ENF. O ensinamento foi o primeiro da programação deste quarto dia de encontro. A capixaba falou sobre Dons de Poder (ou Dons das Obras), que são três: Fé, Cura e Milagres.
Frantieska iniciou sua fala lembrando que os carismas são parte da identidade da Renovação Carismática Católica. “Esse é o nosso rosto e esse é o tempo oportuno de graça. Vamos exercitar nossos carismas”, convocou. Para facilitar a compreensão do público, Frantieska explicou um dom de cada vez e os exercitou. O primeiro deles foi o dom da Fé.
Segundo a pregadora, o dom da Fé se divide em três tipos: a Fé Teologal (ou doutrinaria), que é aquela que todo cristão batizado tem. É o ato de acreditar que Deus existe. A segunda é a Fé Virtude, manifestada pelas pessoas que confiam na realização das promessas de Deus. Há também a chamada Fé Carismática, que é aquela expectante, que trasborda, que confia na realização do impossível, que faz ‘mover montanhas’.
Frantieska explanou mais sobre o tema usando a figura do telefone celular: quando o aparelho não está exercendo sua função que é de telefonar, mandar mensagem de texto ou outras operações, ele está em stand by e não serve para nada. Ela, então, comparou o celular aos Grupos de Oração. Muitos deles estão estagnados e não estão exercendo sua função. Neste momento, houve uma intensa oração pedindo que Deus concedesse a todos o dom de ter a Fé Carismática.
Na sequência, a pregadora passou a falar sobre o dom da Cura. De acordo com ela, a maioria das nossas características pessoaissão trazidas desde o ventre de nossas mães. Outros traumas surgem ainda, ao decorrer de nossas vidas. “Todos têm traumas e todos nós precisamos ser curados. Há muita necessidade de cura em nossos Grupos de Oração. Estamos amarrados e não conseguimos caminhar direito por conta desses traumas. Por isso, o primeiro passo é curar os servos”, explicou.
Ela frisou a necessidade de exercitar esse dom com responsabilidade. Isso significa adquirir conhecimento, estudar sobre o tema para depois estar ‘armado’ adequadamente.
Novamente, os mais de cinco mil participantes ficaram de pé e pediram ao Senhor o dom da Cura. No exercício dos dons, uns rezaram pelos outros, pedindo a cura física e também emocional.
Por fim, a capixaba tratou do último dom, o de Milagres. “O tempo do milagre é agora e lugar de milagre é o Grupo de Oração. Encontros grandes, nacionais e internacionais são ótimos, mas onde os milagres precisam acontecer é mesmo dentro de nossos Grupos. Os participantes que fazem seminários precisam continuar vendo os milagres nos Grupos”, destacou.
Após uma forte oração pedindo o dom de realizar Milagres, Frantieska encerrou sua pregação profetizando: “Eu confio no milagre! Sei que no ano que vem nos realizaremos o ENF já na nossa Sede Nacional”.
Oração pelos padres e diáconos
Após a pregação, o presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Marcos Volcan, subiu ao palco após a pregação para um momento especial. Baseado no trecho bíblico de Ato 4, 29-30, Volcan disse que é justamente o Espírito Santo que move nosso Movimento. “Temos prodígios, milagres, sinais e tudo isso é próprio da RCC”, afirmou.
Dentro desse contexto, o presidente disse sentir falta de padres que usem os carismas e orem pelos doentes, por exemplo. Marcos lembrou os grandes frutos gerados por uma geração de padres que usavam os carismas. “Somos uma geração que é fruto de sacerdotes. Se somos assim, foi porque um bom padre passou pela nossa vida”, disse Volcan.
Foi pedido, então, aos padres e diáconos presentes que subissem ao palco para que todos orassem por eles e pela vocação carismática de cada um. “Senhor, que cada um possa cumprir plenamente a missão que está em Teu coração. Que eles possam usar os carismas para apascentar o Teu povo”, rezou a secretária geral do Conselho Nacional, Maria Beatriz Spier Vargas.
Cada padre e diácono foi consagrado a Nossa Senhora. Em seguida, houve ainda uma breve oração e agradecimento aos três pregadores do ENF – Lázaro, José Carlos e Frantieska.

Nenhum comentário:
Postar um comentário